Gargalhadas

28 de fevereiro de 2008

Sonhos Desfeitos

Tem-se discutido ultimamente o envelhecimento da população portuguesa, foram discutidas na Assembleia da Republica formas de motivar as jovens famílias a terem mais filhos para inverter estes resultados. Mas a maior parte das pessoas quer dar tudo ao único filho que tem do que lhe dar menos um pouco e ter mais um filho... Mas não é este ponto que eu quero focar, não sei se é por ter a minha avó por perto (ela vive na minha casa há 10 anos com uma doença degenerativa) ou se por acompanhar algumas vezes uma grande amiga a lares por causa da avó dela, tenho visto uma realidade oculta, ou pelos menos para mim, eu nunca pensei que houvesse tanta gente abandonada em casas de repouso, lares e mesmo nos hospitais pelas suas próprias famílias. Eu sei que estamos numa era do egocentrismo, mas não podemos despachar pessoas que são importantes pela nossa existência como quem se desfaz de uns sapatos ou de um casaco que não nos fica tão bem, eu também sei que nos dias de hoje é muito difícil ter uma pessoa idosa ou alguém dependente em casa, mas há que garantir que a "nova casa" deles seja boa, que tenha condições, que tenham bons tratos, que não sejam tratados como lixo, e por fim não nos podemos esquecer de algo muito importante... Que é ir VISITÁ-LOS, podem dizer-me "...nem sempre dá, que as pessoas levam a semana nos seus trabalhos e chegam tarde a casa, e que o fim-de-semana é o único bocadinho que têm para descansar..."(é nestas alturas que utilizamos da forma mais simples a velha frase ...não tenho tido tempo...") mas tem sempre que existir um tempinho para ir ver o jogo de bola a casa dos amigos ou no café,ou estar com eles no café, ou então para ver a novela (que é muito educativo)... mas nunca se arranja umas meras duas horas para ir visitar alguém, que a maioria das vezes, fizeram tudo por nós.
Quando vou visitar a avó da minha amiga ponho-me a pensar " como deve ser triste ficar a semana toda á espera de ver alguém da família" (e muitos vêem as famílias dos outros e ficam sós) naquela casa devem ser mais de 10 pessoas que estão lá e das vezes que lá fui não contei mais de 3 ou 4 pessoas que tinham visitas, a mim desfaz-me o coração ver aqueles rostos enrugados (e muitos deles no campo e ao sol) sem sorriso e abandonados sem ter ninguém para falar.
Eu sei que a minha avó é uma privilegiada por estar aqui perto de nós, e ter o nosso carinho e cuidados, e a avó da minha amiga por ter alguém se preocupe em ver onde ela está e de a ir visitar sempre que podem.
Não escrevi esta mensagem para criticar nem julgar ninguém , pelo contrário, quero que quem ler esta mensagem pare e pense um pouco no que tem andado a fazer neste planeta que mais parece um deserto cheio de abutres. Se dermos um pouco, uma hora, ou mesmo meia hora, da nossa atenção as pessoas que nos rodeiam ou que pensamos que não têm nada de novo para nos dar, vamos ver que esse pouco tempo que parámos foi muito tempo para alguém que se sentia sozinho e talvez inútil.

26 de fevereiro de 2008

Sem gargalhadas....

Olá... hoje estou um pouco triste... acho que posso chamar assim, tenho um sensação de vazio... voltei a pensar no que é a minha vida e o que é que ando cá a fazer... pode parecer "parvo" mas eu ultimamente tenho pensado muito nisso, não sei se é o avançar da idade em colisão insucesso da vida, só sei é que tenho pensado muito nisso. Por vezes penso que estou é a precisar umas boas férias... mas depois concluiu que isso não me vai adiantar muito porque vá para onde eu for os meus problemas vão comigo... gostava de ser uma máquina assim fazia o reset e estava tudo bem... era muito bom...
Vou estudar um pouco a ver se isto passa... ou pelo menos melhora....

Beijinhosss e Abracinhos

24 de fevereiro de 2008

Notícia

Como já devem de ter reparado acrescentei umas coisinhas no lado esquerdo do blog, uma é uma sondagem para saber o que acham do blog para ver ve vos ando a agradar ou se tenho que fazer mais qualquer coisinha... e a outra coisa que eu decidi juntar foi um "Cantinho dos guloso"... é uma das coisas que gosto de fazer nos tempos livres é cozinhar, por isso achei que era giro dar a conhecer a quem por aqui passa uma coisa que eu gosto...
Divirtam-se e bom apetite.

Beijinhosss e Abracinhosss Docessss

23 de fevereiro de 2008

Papá e Mamã

Pensei, pensei.... e decidi que se não fossem estas duas pessoas eu não estaria aqui por certo (eu sei Sr. Zorze que não é bem assim mas não compliquemos mais, para si tive muita sorte em ter "caído" nesta casa) então vou dedicar a minha primeira "homenagem" a eles.
Os meus "papis" são de terras bem distantes a mãe de Miranda do Douro mas veio pequenina para o Barreiro (dizem que o meu avô não gostava muito de trabalhar e então a minha avó veio para cá fazer vida com as filhas), o pai é da Republica Democrática do Congo (antigo Zaire) veio para Portugal quando a guerra começou a apertar e para poderem salvar a sua própria pele vieram para cá (o meu avô era português) quando regressaram foram para a Sertã (terra do meu avô paterno) mas como o trabalho lá era escasso ele veio para o Barreiro.
Como se pode concluir eles acabaram por se conhecer, é uma história engraçada por isso vou resumi para vos contar, a minha avó (materna) trabalhava num supermercado perto da casa dos tios do meu pai (onde ele foi viver quando veio para o Barreiro e só saiu de lá para casar) ele começou a namorar uma amiga da minha mãe mas como ele era um pouco mulato o pai dela não aceitava o namoro, e o meu pai começou a deitar o olhinho para a minha mãe... e imaginem onde eles se encontravam com frequência (sem ser no supermercado)na igreja pois iam os dois a mesma missa... e pronto as coisas começaram a aquecer e decidiram casar...e comprar casa na Baixa da Serra (Baixa da Banheira).
A vida era complicada eles pagaram o casamento com o subsídio de férias e de natal do meu pai ( que na altura era 18 contos) não houve dinheiro para mais nada... nem lua-de-mel... nada, o que houve foi começar a trabalhar logo a seguir.
Pouco tempo depois de terem casado descobrem que a cegonha os vinha visitar...(eles dizem que foi na noite de núpcias mas pelas minhas contas foi 15 dias antes... risinhoss) contam que foi uma festa pelo menos para a família paterna porque ia ser a primeira sobrinha, neta e bisneta... mas eu vim estragar os planos de muita gente, naquele tempo não se fazia ecografia com a regularidade como é agora e ninguém sabia o que ia nascer (pelo menos os meus pais não saiam) mas apostavam muito forte num menino, tão forte que só existia roupinha azul e amarela, rosa nada... e sai eu para estragar as apostas...lolol..
Pouco tempo depois a minha mãe teve de voltar ao trabalho, o dinheiro era pouco e quanto menos se trabalhasse menos se ganhava (anos 80).
Seis anos depois os meus pais acharam que a vida estava a compor-se um pouco e pensaram em me dar um mano ou mana para não me sentir sozinha, depois de tentarem a minha mãe é novamente abençoada com a maternidade o espanto é quando souberam que existia uma promoção "pede um... leva dois" pois é a minha mãe desmaiou quando fez a ecografia em que lhe disseram que iam ter gémeos. A Vida a partir dai complicou-se um pouco pois pensava-se que era só mais uma boca e vieram duas. Um mês depois de os meus irmão nascerem a minha mãe sofreu uma grande perda, a minha avó materna morre depois de ter entrado dias antes em coma por causa dos diabetes. Como a minha mãe era madrinha do seu irmão mais novo teve a responsabilidade de o querer perto de si e também havia sido sempre a vontade da minha avó (ela não queria que ele fosse viver com o pai, é uma outra história grande) então passamos a ser 7 pessoas em casa (eu os meus irmãos, os meus pais, o meu tio materno e o meu tio paterno), grande família... as coisas foram correndo mas como podem imaginar não foi muito fácil... anos mais tarde os meus pais não conseguiam fazer frente ás despesas e decidiram entregar a casa para poderem dar de comer aos filhos e mudaram-se para casa da minha avó que estava fechada.

A partir dai as coisas foram correndo mas sem grandes novidades a vida foi melhorando aos pouco... as nossas férias eram passadas lá na terra pois eram mais económicas e sempre aproveitávamos para estar com a família...

O tempo foi passando e desta vez quem sofre uma grande perda é o meu pai com a morte do meu avô. Nesta altura o meu pai, apesar de ter 5 irmão sentiu-se na obrigação de olhar pela mãe que nunca recuperou muito bem a perda do seu companheiro de tantas lutas, com esta perda a saúde da minha avó foi-se degradando (talvez fosse a sua doença já a falar) e acabou por vir para o Barreiro fazer tratamentos aos joelhos onde mais tarde foi operada a um... ai terminou tudo... ela não morreu mas a doença apoderou-se dela e ela está acamada há 8 anos, e na nossa casa, claro que a nível monetário a estabilidade dos meus pais nesta fase das suas vidas é outra mas é como se costuma dizer mal se sai de uma entra-se noutra, isto é a vida monetária está melhor mas temos uma pessoa que precisa muito de nós, pois ela já cuidou muito bem de nós e devemos-lhe isso.

Há uns 4 ou 3 anos é que eu comecei a ver os meus pais ir de férias... é verdade ao fim vinte e tal anos de casados é que têm férias... férias sem filhos sem trabalhos com tempo só para eles. Acho que eles merecem e mereciam-no muito mais cedo, mas nem sempre as coisas são como queremos, e eles agora aproveitam para viajar, conhecer novas terras e também namorar, só tenho pena de não lhe poder proporcionar mais saída e viagens... pode ser que um dia consiga.... Depois desta longa história só quero que saibam que são duas pessoas muito importantes na minha vida, que cada vez tenho mais orgulho por ser vossa filha, sempre me deram a atenção que poderiam e tudo o que podiam dar para me fazer feliz, não posso esquecer que também me têm dado, e espero que continuem a dar por muitos anos, uma grande lição de vida pois não me meteram, nem aos manos, numa redoma de vidro muito pelo contrario têm-nos ensinado e preparado para a dureza da vida.


P.S.: estas fotos são das suas ultimas férias numa passagem por Valença do Minho

Beijinhosss e Abracinhos Fofinhoss

22 de fevereiro de 2008

Boa nova


Decido levantar um pouco do véu e partilhar com vocês a minha ideia, então é assim, há uma celebre frase que diz: " Há pessoas que aparecem na nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem" e por isso mesmo achei que era uma boa ideia homenagear essas pessoas que se atravessaram na minha vida por acaso e que permaneceram, que estão sempre que podem ao meu lado para me ajudar a apoiar e não pensem que é só para passar a mão pela cabeça, porque nem sempre é assim. Vou começar a pensar e a preparar a primeira celebridade. Expressem a vossa opinião para ver o que acham.

Beijinhosss Docinhosss e Abracinhosss

Desculpas.....

Olá amiguinhas e amiguinhos.... eu ainda estou viva descansem... (ehhehh) peço muitas desculpas por esta ausência mas nao tenho andado muito inspirada para escrever.... e para vir aqui amandar postas de pescadas ao ar é melhor ficar caladita.... mas não se chateia nem desesperem muito pois eu estou com umas ideias e vou começar a por em prática por isso "boas novas" estão a chegar.

Beijinhos e abracinhos bem fofinhos para todosss

11 de fevereiro de 2008

A máscara


Hoje vou falar um pouco de algo que todos nós usamos, mesmo quando não é carnaval, a máscara.... (acho eu, ou melhor eu pelo menos uso).
Não posso falar no geral porque não conheço nenhum estudo sobre isso, mas posso fazer uma pequena reflexão sobre o que se passa comigo.... e assim satisfazer a coriosidade de algumas pessoas que me perguntam sempre porque é que eu nunca tiro a mascara e não "baixo a guarda e estou sempre a defesa"(estou a falar a nivel emocional... só isso... não sejam preversos... ;)). Todos nós temos os nosso momentos bons e maus... não podemos esolher só os que nos fazem felizes...(a vida assim também não teria grande piada) e quem nos rodeia não tem que andar a levar com os nossos problemas e se mostrarmos um sorriso todos vão pensar que está tudo bem...
por isso eu uso sempre que preciso a "máscara" está la para eu desfarçar mas moças da vida dá e que nem uma boa maquilhagem desfarça. Podem pensar que quando se usa a máscara não estamos a ser sinceros, eu não penso assim, eu quando a uso é para que as pessoas que me rodeiam não sofram por não me verem bem, e por não conseguirem ajudar-me a solucionar problemas que por vezes são só "macaquinhos" que eu crio no meu sótão... e que só eu posso resolver.... também compreendo que é dificil de entender quando vamos ter com os nosso "ouvintes" fazer os nosso desabafos mesmo na ultima, quando ja estamos sufucados com os "macaquinhos"... ( sim estou-me a referir a ti, sei que já falamos muitas vezes sobre isto, eu tenho muito carinho por ti e para mim és uma grande amiga, uma amiga que eu não consigo dar o seu verdadeiro valor, e sabes que eu não digo por tudo o que escrevi em cima e porque sei que tens problemas piores que os meus e não gosto de te chatear com os meus dilemas e problemazinhos existênciais).
É para poder enfrentar os dias com um sorriso na cara que por vezes uso uma máscara, não quero enganar ninguém, descansem.... ou talvez queira.... enganar-me a mim própria.... nunca se sabe....

10 de fevereiro de 2008

Algo meu... uaauuu

Ola... quem me conhece sabe ao que me refiro... todos nós nascemos e crescemos com a ideia de atinguir objectivos e eu ultimamente nao tenho visto isso muito, mas decidi investir num blogue nem que seja so para vir cá dizer os disparate que digo abitualmente. Espero que sempre que passarem por aqui deixem uma mensagem com oum comentário sobre o blog.
beijinhos e abracinhos

27 Pimaveras

Há 27 aninhos atrás chovia a potes, era o céu que chorava por ter perdido um anjo, lolol (grande auto-estima).
Este dia passei-o em casa a receber umas visitinhas para verem de perto a "Miss Piggy", é que foi operada ao nariz na passada 4ª feira e então era o que eu parecia, mas com muito orgulho, e como não podia sair, recebi a famelga e alguns amigos em casaselas.
Espero que que este novo ano não me traga só mais umas rugas e cabelos brancos... que me traga novidades de preferência BOAS.... só falo nessas pois sei que as más não posso negar-me a recebelas porque já estão destinadas. O dia foi quase prefeito, fiquei um pouco triste por não ter falado com uma pessoa, mas ela de certo que estava ocupada...ou não..... é alguem de quem gosto muito... não sei bem porquê.... só sei, como lhe costume dizer, que me sinto bem quando estou com ela, com as nossas conversas que atravessam o tempo a correr, e como ele correr.... pois são poucas as vezes que estamos juntos e quando estamos ele "o tempo" evapora-se... mas estou sempre ansiosa para que a proxima saida chegue depressa, de resto foi um bom dia... com a minha piquinina e o resto da famelga.
beijinhos e ate a proxima
P.S.: não se esqueçam de deixar o vosso comentário :)