Gargalhadas

11 de fevereiro de 2008

A máscara


Hoje vou falar um pouco de algo que todos nós usamos, mesmo quando não é carnaval, a máscara.... (acho eu, ou melhor eu pelo menos uso).
Não posso falar no geral porque não conheço nenhum estudo sobre isso, mas posso fazer uma pequena reflexão sobre o que se passa comigo.... e assim satisfazer a coriosidade de algumas pessoas que me perguntam sempre porque é que eu nunca tiro a mascara e não "baixo a guarda e estou sempre a defesa"(estou a falar a nivel emocional... só isso... não sejam preversos... ;)). Todos nós temos os nosso momentos bons e maus... não podemos esolher só os que nos fazem felizes...(a vida assim também não teria grande piada) e quem nos rodeia não tem que andar a levar com os nossos problemas e se mostrarmos um sorriso todos vão pensar que está tudo bem...
por isso eu uso sempre que preciso a "máscara" está la para eu desfarçar mas moças da vida dá e que nem uma boa maquilhagem desfarça. Podem pensar que quando se usa a máscara não estamos a ser sinceros, eu não penso assim, eu quando a uso é para que as pessoas que me rodeiam não sofram por não me verem bem, e por não conseguirem ajudar-me a solucionar problemas que por vezes são só "macaquinhos" que eu crio no meu sótão... e que só eu posso resolver.... também compreendo que é dificil de entender quando vamos ter com os nosso "ouvintes" fazer os nosso desabafos mesmo na ultima, quando ja estamos sufucados com os "macaquinhos"... ( sim estou-me a referir a ti, sei que já falamos muitas vezes sobre isto, eu tenho muito carinho por ti e para mim és uma grande amiga, uma amiga que eu não consigo dar o seu verdadeiro valor, e sabes que eu não digo por tudo o que escrevi em cima e porque sei que tens problemas piores que os meus e não gosto de te chatear com os meus dilemas e problemazinhos existênciais).
É para poder enfrentar os dias com um sorriso na cara que por vezes uso uma máscara, não quero enganar ninguém, descansem.... ou talvez queira.... enganar-me a mim própria.... nunca se sabe....

2 comentários:

Anónimo disse...

Minha querida amiga, gostei muito do seu artigo. Levantas um problema muito caro à sociedade dos nossos dias - a sociedade das aparências.
Mas deixa-me dizer uma coisa, o pior, não é quando as pessoas põem uma determinada máscara emocional para esconder os seus pensamentos/emoções, mas sim, quando as usam sem se aperceberem disso. Usam-nas várias vezes ao dia, todos os dias, e na maior parte não reparam nas que estão a usar. O Ser Humano é um animal muito mentiroso. Pensa uma coisa e diz outra, e será o que mais lhe convier no momento e que mais agrade ao grupo onde esteja inserido para aceitação do mesmo. Por isso te digo, em boa verdade, que o que pode parecer mais difícil (e acredita que é das coisas mais dificeis) no inicio acaba por ser melhor depois e evitamos os vários stresses. É libertarmo-nos das várias inter-prisões consciencias em que estamos mergulhados, é sermos seres livres - que somos - sem a subordinação de religiões, ou grupos para-religiosos, partidos politicos, gurus auto-intitulados de qualquer coisa. Não precisamos de nada disso ao contrário das pressões que levam as pessoas a pensarem. Nascemos livres, somos Seres Universais, somos parte deste Universo infinito que a inteligência Humana ainda não compreende nem 1%.
Portanto máscaras para quê ?
Para nos enganarmos-a nós próprios, para darmos a entender aos outros aquilo que não somos ?
Um grande beijo do Zorze.

http://extrafisico.blogspot.com

Anónimo disse...

Piggy
Qual a diferença entre usar máscara, ou ser actor ou actriz?
A vida é uma peça de teatro, a mesma pessoa é diferente en casa, no trabalho, sózinha , acompanhada.
Eu sou reformado, tive a minha profissão de cabeleireiro, durante 50 anos , todos os dias fui actor e todos os dias fui verdadeiro, hoje sou só verdadeiro, com 66 anos não se pode ser outra coisa.
Dizem até que,na vida o que custa mais , são os primeiros 50 anos, depois tudo se torna mais fácil.
Espero que contigo aconteça o mesmo.
Abraço
José Manangão