Gargalhadas

24 de maio de 2008

Obesidade!!!

Hoje é o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, então hoje é o dia em que se faz desporto e se tem cuidado com a alimentação. Infelizmente é assim que os portugueses pensam, esquecendo-se de que há mais 364 dias no ano.... nesses restantes dias não há obesidade.
Portugal tem um a grande percentagem de obesos, isto pode ser pelo simples facto de as pessoas gostarem de comer e não gostarem de desporto ou até por problemas genéticos e pessoais.
Já lá vai o tempo em que "gordura é formosura", pois a gordura é sinal de problemas futuros bem graves como a hipertensão, diabetes e muitas outras doenças.
Muitas vezes me pergunto se as pessoas acreditam na velha expressão "uma pessoa gorda é feliz!", eu falo por experiência própria, a gordura é a minha maior tristeza, eu rio e sorrio para mostrar que está tudo bem, mas ninguém imagina o que vai cá dentro (e ainda bem). Eu não sou gorda porque adoro comer, sou porque cá em casa sempre acharam que era normal e ninguém se preocupo com isso, mas eu sempre reparei que vestia mais que as minhas colegas, e que as roupas delas não me serviam, e comecei a procurar ajuda médica assim que atingi a maioridade porque queria mudar, mas para como não tenho como pagar consultas particulares, ando nos médicos do hospital, que são os mesmos mas as consultas levam é mais tempo, pois não gosto de me ver assim. A maneira que arranjei para conviver melhor com este problema foi o de brincar com ele.
Devem estar a pensar:" mas se ela é gorda e não gosta de o ser porque é que não faz dieta?" eu faço e tenho muito cuidado com a minha alimentação, mas por vezes os problemas não têm uma resolução simples, pois não posso fazer certas dietas porque tenho outros problemas.
Estás a fazer um ano que eu comecei por me "fechar" em casa e só saia se fosse mesmo preciso, nem para ir beber um café eu saia e sempre que alguém me convidava eu inventava mil e uma desculpa, depois disso comecei deixei de falar, parecia uma múmia cá em casa, quando alguém me perguntava alguma coisa eu só respondia "sim" e "não". Como devem imaginar esta situação numa casa cheia de gente é um pouco complicado de passar despercebida, até que os meus pais decidiram levar-me ao médico e ai eles ficaram a saber o que muitos de vocês descobriram hoje, infelizmente não consigo encontrar motivos de alegria com este corpo, gosto de sair, dançar e estar com os meus amigos mas também vejo quando olham para mim e pensam "olha aquela gorda". Sei que pode ser pancada minha mas é assim que vejo as coisa. Eu quando vou na rua ou nos transportes e vejo uma pessoa gorda, faz-me muita impressão pois penso sempre que ela sente o mesmo que eu, que aquela pessoa não é feliz.
Já me passou pela cabeça por fim a tudo isto, mas depois concluo que não é por isso que fico menos gorda e depois penso "pelo menos deixo de sofrer", o pior é que não sei se isto é verdade, nunca se sabe se não continuo a sofrer...
Por isso se tiverem crianças tomem atenção ao que eles comem, ensinem-nos a praticar uma alimentação correcta, isto não implica que não comam doces ou outras coisas, mas não os habituem a comer fad-food, ensinem-lhe a comer fruta, legumes, levem-nos ao parque para eles brincarem, não os deixem passar tanto tempo em frente a televisão e do computador, pois quem no futuro são eles que sofrem mais ninguém.

Beijinhosss e Abracinhosss

6 comentários:

Zorze disse...

Minha querida excelente o teu artigo na perspectiva auto-critica consciencial.
Mas repara, se nada acontece por acaso, alguma razão haverá para a tua magnífica consciencia viver fisicamente em determinado corpo.
Mede-se a qualidade consciencial pela dificuldade de nossa vida intrafísica, e , nós é que a escolhemos. Para ter uma vida fácil nem valia a pena ter nascido neste Planeta-Inferno. Se não, não aprenderíamos nada.
Tenho a certeza se vivesses num corpo tipo Angelina Jolie não terias a bagagem mental que tens presentemente. A sociedade é que critica e nós vamos atrás disso. Por muito que te isso custe a compreender tu estás a pensar ao contrário.

Beijos,
Zorze

Anónimo disse...

Experimenta suicidar-te que vais ver o que te faço depois... Isso sim... Este assunto já me faz comentar no teu blog... Acho que realmente precisas de ajuda. Afinal o que é ser obeso ao pé de uma criança com cancro, ou ter outro tipo de doença terminal, ou ser deficiente mental, ou deficiente físico? Não é nada. A diferença é que por esses as pessoas sentem pena e de pessoas como tu as pessoas gozam e criticam, pois não consegues passar despercebida, a não ser que reamente te escondas.
Portanto, deixa lá o corpo e trata mas é da cabeça.

Tio

ferroadas disse...

Temos de saber viver com o que temos, ou com aquilo que a natureza nos brindou. Ninguém se deve envergonhar do corpo que tem.

Quando tiveres os teus
"desesperos" corporais lembra-te que 25% das crianças portuguesas vão para a escola sem comer.

BJS

Mariazinha disse...

Olá rapariga!

Então, vamos lá respirar fundo e fazer qualquer coisa para invertermos a situação.
Foi importante o teu testemunho e o quereres mudar.Devagarinho e com muito empenho tenho a certeza que vais conseguir. Os outros deixa-os
tambem terão concerteza outro genero de paranóias. O aspecto fisico não é tudo mas compreendo que te possa afectar, mas tens que tambem dar o teu contributo.
Podes ser gordinha mas és muito simpática.

Beijocas e vamos levantar essa moral!!!

Nas Asas de um Anjo disse...

Minha linda, muitas vezes penso que não sou ninguém neste mundo se não existissem pessoas como tu! Já te deves ter dado conta que fazes falta a muita gente pois és um ser incrível que, por mais problemas que tenha na cabeça, consegue dar sempre aquela palavra de conforto. Mas como é óbvio isso não é tudo... podes-te rir, fazer rir, sorrir, fazer sorrir mas o que ai vai dentro só tu é que sabes. Quero com isto dizer que, tenta por de parte mais vezes a ideia que vais chatear alguém e desabafa qnd precisares porque as pessoas que gostam de ti preocupam-se contigo! Eu não sou melhor que ninguém mas já consigo perceber, olhando só para a tua carinha, qnd estás ou não nos teus dias.... não podes guardar tudo ai dentro senão um dia explodes rapariga!! E pára com essas ideias parvas e sem nexo pois a vida é assim mesmo. Não somos ricos, não nascemos em berço de ouro mas temos amigos, família e comida para sobrevivermos. A quantas pessoas isto não faltará por este mundo fora?! Tudo se resolve amiga, a tua felicidade (aquela que tu dizes que te falta) vem a caminho, só tens de esperar um pouco mais!

Beijinhos linda e muita força!!

Estrela Cadente

Anónimo disse...

Cara Amiga, então esse desanimo? que se passa? Não te deves deixar abater, deves ir a luta e tentar alcançar o teu objectivo, é difícil eu sei pois também passo pelo mesmo problema, obesidade. Sou gordinho também mas não é por isso que vou deixar de viver, de conhecer pessoas, lugares, é certo que a má alimentação é a principal causa associada a falta da pratica de exercício mas temos de dar a volta. Sei que ainda não nos conhecemos mas o nosso Amigo sabe como sou, posso dizer-te que sem idas aos médicos, sem suplementos alimentares, sem comidas esquisitas já abaixei um numero nas minhas medidas. Como? algum controlo nas quantidades, diminui a quantidade de álcool, bebidas com gás, inseri a fruta na alimentação sem deixar de vez os doces, comecei a andar que era coisa que não fazia, enfim fui mudando um pouco os hábitos e já sinto alguma diferença. Leva o seu tempo mas vai mudando, Dá tem po ao tempo e tira essas ideias da cabeça. Ok.
Muitos Beijinhos e juízo.