Gargalhadas

15 de setembro de 2008

Parabéns aos que lutam

No dia 8 do mês 8 do ano de 2008 a cidade de Pequim fez a abertura dos jogos olímpicos de 2008, esta data foi escolhida com bastante rigor pois para os chineses o numero 8 está ligado a prosperidade, fortuna e alegria.
Mas apesar de tudo parece que este numero não deu muita sorte à comitiva portuguesa, pois só conseguimos arrecadar duas medalhas uma de ouro e outra de prata. A comitiva partiu para Pequim com a a ideia de que iria trazer pelo menos 4 medalhas, e para isso investiu €14.000.000 para levar estes atletas aos jogos. Mas eu sou um pouco pensativa e os meus neurónios começaram a entrar em curto circuito e fizeram "faiscas" que me deixara a pensar, se o que se investiu para os olímpicos foi muito, então o que dizer do que se dá ao futebol? o que se gastou para fazer o Euro2004?.
Não pensem que sou contra o futebol, nem por sombras, mas estamos a falar de desporto, os futebolistas se tiverem num bom clube têm um bom ordenado e não fazem
mais nada (não vou falar dos jogadores dos pequenos clubes que têm que trabalhar e jogam porque gostam e ganha alguns trocos, "por vezes") e aos trinta e poucos anos já não fazem mais nada... mas são muito falados e licitados porque representaram Portugal, mesmo quando perdem campeonatos e não jogam como devem jogar, mas todos nós temos dias maus...
Este post não é de forma alguma para criticar o futebol ou quem dele vive, mas há que haver senso pois não se pode fazer festas e passar a mão pela cabeça quando a selecção nacional de futebol não consegue atingir os seus objectivos e diz-se que foi azar... ou falta de sorte, e depois querer que uns Atletas que praticam o ano inteiro, e muitos
longe da família para poder continuar com aquele sonho, que recebem misérias euros para apoio, e a quem é exigido tudo de tudo.
Todos os atletas que participaram nos jogos olímpicos esforçaram-se muito para lá chegarem, infelizmente tiveram azar, estavam num mau dia e a prova não lhes correu muito bem, mas não é por isso que não merecem o nosso respeito ou mérito.
Já agora queria também demonstrar o meu descontentamento para com a comunicação social portuguesa em geral, tanto privada como pública, pois no passado dia 6 de Setembro iniciaram-se os paralimpicos e até hoje já conseguimos 6 medalhas, mas infelizmente não vemos a euforia que houve quando foi o Nelson Évora ou a Vanessa Fernandes.
Todos os atletas merecem os respeito da nação que representam, acima de tud
o os que por terem nascido diferentes, ou por terem ficado com sequelas de acidentes ou doenças, mas não foi por isso que baixaram os braço, muito pelo contrario ergueram a cabeça e lançaram-se ao desafio.
Portugueses, governantes, representantes do Portugalito comecem a dar valor
ás pequenas coisas que temos, e mesmos os pequenos atletas podem-se tornar grandes, muito grandes mesmo. Para verificarem vão espreitar, http://enistoquesomosbons.blogs.sapo.pt , e depois digam qualquer coisa.


Beijinhossss e Abracinhossss

5 comentários:

Ana Camarra disse...

Olha mas eu vou mais longe que tu, muito mais...
O futebol é tudo nneste país menos um desporto, é um negócio, é uma máfia.
O dinheiro gasto no Euro 2004, bastava que se fizesse menos estádios e os que se contruissem tivessem mais equipamentos para a prática de outros desportos, afinal é nos outros desportos que somos bons!
Nos desportos como o atletismo em que Carlos Lopes, depois de um dia de trabalho corria na beira da estrada, com equipamento comprado por si, nos desportos como o xadrez que temos crianças campeãs europeias e que a viagem para essas competições é suportada por familiares, amigos e algumas instituições solidárias, porque dinheiro do estado népia!
Portanto vou mais longe...

beijocas

Anónimo disse...

Como diz a Ana e muito bem, o que se gastou no euro/2004 bem investido (sem se deixar de realizar o dito) dava para sustentar e bem o desporto amador vs escolar (que não existe) durante anos a fio.

É o capitalismo mostrando as suas garras.

BJS

Anónimo disse...

Nem mais, antes de capital somos humanos!

Zorze disse...

Vivem a lógica dos marketings do momento e no que está na moda do presente. Pois isso é que vende. Rios e rios de dinheiro dos contribuintes gastos em corrupção. A crise não toca a todos.

Beijos,
Zorze

Anónimo disse...

Querida Amiga, gostei do texto e sou da mesma opinião, mas penso que devemos ver por outro prisma. 90% da população gosta de futebol, são adeptos ou simpatizantes ou apoiantes de algum clube, são 5 milhões de lares, dos quais quase 3 milhões tem tv por cabo, agora satélite, enfim, são milhares de empresas que vivem a custa de publicidade, artigos de desporto, equipamentos de desporto, transportes, toda uma parafernália de negócios ligados directa ou indirectamente ao futebol. Os outros desportos possuem uma quantidade ínfima de praticantes e sem grande expressão na nossa sociedade. Que os Governos não apoiam e incentivam a pratica de outros desportos, isso todos sabemos, que os Governos se esquecem das outras modalidades onde realmente somos bons lá fora, também é verdade, mas duma coisa não se esquecem: de utilizar o futebol como meio de distracção da população, criando e incentivando essas guerrilhas entre clubes, fazendo surgir o APITO DOURADO mas nunca o resolvendo. O futebol é a magia do Povo, é com ele que por vezes esquecemos as dificuldades da vida, os aumentos do custos de vida, mas verdade seja dita é sempre melhor o futebol do que as telenovelas que enchem os nossos ecrãs de televisão. Haja pachorra para tanta novela (ou será novelo?)
Enfim vamos insistindo e esperando que aumentem os apoios a estes atletas que conseguem trazer as medalhas para Portugal. Viva os Paraolímpicos.

Beijinhos do casadegentedoida.