Gargalhadas

10 de setembro de 2008

Primeiro dia...

Hoje comecei as minha aulinhas, e para começar bem o ano a minha primeira aula foi imaginem só de Ética e Deontologia, sempre tive uma noção do que é ética e que ela deve estar sempre presente na nossa vida tanto pessoal como profissional. Deontologia não sabia muito bem em que consistia mas parece que fiquei com uma ligeira noção pois e como se fosse um código de conduta profissional com regras e princípios, que não pode ser infringido. Mas há medida que o senhor ia falando com a sua voz muito baixa e com a sua extrema calma, na minha cabeça começou-se a fazer uma conjuntura de ideia.
Quando regressei dos meus pensamento já o senhor estava a falar de que nós futuros licenciados tínhamos que interiorizar que não vale a pena quando não cumprimos os valores morais e ético, e que quando não os fazemos não só nos descredibilizamos como também a profissão e a área onde trabalhamos... e ai lá foi o meu pensamento novamente para o espaço e comecei a pensar, "possa somos uns 15 alunos nesta aula, de certo que faltou muita gente...", pois tudo o que aquele senhor estava ali a pregar era verdade mas... quase ninguém o cumpre... os políticos e quem gere os bens e dinheiros públicos são os primeiro a quebrar esta bela regra de Ética e Deontologia, talvez eles não tenham tido esta cadeira no seu percurso académico... mas pensando bem, a minha mãe te a quarta classe e o meu pai um pouco mais e a minha avozinha era analfabeta só sabia contar e escrever o seu nome, e não me lembro que alguma vez tenham sido menos rectos com os outros em beneficio próprio. É um pouco estranho porque eu acho que estes dois conceito nos podemos aperfeiçoar mas já os temos que ter interiorizado desde cedo na nossa educação, não e uma disciplina que se tem durante quase três meses que vais moldar uma parte tão importante do carácter do Ser Humano.
E em cima referi-me ao politico e membros dos estado, mas isto como vocês sabem passa-se em todo o lado, nas empresas, onde se quer fazer um bom negócio e se que um financiamento altera-se os resultados para a forma que mais se desejar, e muito mais.
Como devem ter percebido não prestei atenção ao resto da aula, pois pus-me a pensar se ainda existiam vagas para matricula na cadeira, ou então teem que fazer formações gratuitas, e de preferência no horário de trabalho,(e mesmo assim não sei se terá frequentadores), podia ser que alguém queira fazer uma formação extra curricular....



Beijinhosss e Abracinhossss

4 comentários:

Zorze disse...

Então vê se aprendes bem para não te esqueceres quando fores Ministra ou uma grande empresária.

Beijos,
Zorze.

Anónimo disse...

Penso que tens razão, naquilo que dizes, pois eu tenho duas netas e tambem noto que elas estão a aprender coisas, que não são aplicáveis na vida real, os exemplos são contrários aquilo que se ensina nas escolas.
Talvez por isso eu pense que a minha luta e (não só)faz todo o sentido.
Se ainda não começas-te podes fazê-lo, a revolução é hoje.
Bjos

Ana Camarra disse...

Amiga

Que corra tudo bem!

bjks

Anónimo disse...

Querida Amiga, ética até os ladrões tem e código deontológico também, usam-no talvez de outras maneiras (só entre eles). Cada um é que deve ter o discernimento para saber utiliza-los em proveito de todos.
Beijinhos do casadegentedoida.