Gargalhadas

28 de fevereiro de 2008

Sonhos Desfeitos

Tem-se discutido ultimamente o envelhecimento da população portuguesa, foram discutidas na Assembleia da Republica formas de motivar as jovens famílias a terem mais filhos para inverter estes resultados. Mas a maior parte das pessoas quer dar tudo ao único filho que tem do que lhe dar menos um pouco e ter mais um filho... Mas não é este ponto que eu quero focar, não sei se é por ter a minha avó por perto (ela vive na minha casa há 10 anos com uma doença degenerativa) ou se por acompanhar algumas vezes uma grande amiga a lares por causa da avó dela, tenho visto uma realidade oculta, ou pelos menos para mim, eu nunca pensei que houvesse tanta gente abandonada em casas de repouso, lares e mesmo nos hospitais pelas suas próprias famílias. Eu sei que estamos numa era do egocentrismo, mas não podemos despachar pessoas que são importantes pela nossa existência como quem se desfaz de uns sapatos ou de um casaco que não nos fica tão bem, eu também sei que nos dias de hoje é muito difícil ter uma pessoa idosa ou alguém dependente em casa, mas há que garantir que a "nova casa" deles seja boa, que tenha condições, que tenham bons tratos, que não sejam tratados como lixo, e por fim não nos podemos esquecer de algo muito importante... Que é ir VISITÁ-LOS, podem dizer-me "...nem sempre dá, que as pessoas levam a semana nos seus trabalhos e chegam tarde a casa, e que o fim-de-semana é o único bocadinho que têm para descansar..."(é nestas alturas que utilizamos da forma mais simples a velha frase ...não tenho tido tempo...") mas tem sempre que existir um tempinho para ir ver o jogo de bola a casa dos amigos ou no café,ou estar com eles no café, ou então para ver a novela (que é muito educativo)... mas nunca se arranja umas meras duas horas para ir visitar alguém, que a maioria das vezes, fizeram tudo por nós.
Quando vou visitar a avó da minha amiga ponho-me a pensar " como deve ser triste ficar a semana toda á espera de ver alguém da família" (e muitos vêem as famílias dos outros e ficam sós) naquela casa devem ser mais de 10 pessoas que estão lá e das vezes que lá fui não contei mais de 3 ou 4 pessoas que tinham visitas, a mim desfaz-me o coração ver aqueles rostos enrugados (e muitos deles no campo e ao sol) sem sorriso e abandonados sem ter ninguém para falar.
Eu sei que a minha avó é uma privilegiada por estar aqui perto de nós, e ter o nosso carinho e cuidados, e a avó da minha amiga por ter alguém se preocupe em ver onde ela está e de a ir visitar sempre que podem.
Não escrevi esta mensagem para criticar nem julgar ninguém , pelo contrário, quero que quem ler esta mensagem pare e pense um pouco no que tem andado a fazer neste planeta que mais parece um deserto cheio de abutres. Se dermos um pouco, uma hora, ou mesmo meia hora, da nossa atenção as pessoas que nos rodeiam ou que pensamos que não têm nada de novo para nos dar, vamos ver que esse pouco tempo que parámos foi muito tempo para alguém que se sentia sozinho e talvez inútil.

5 comentários:

Anónimo disse...

Piggy
Felicito-te pela tua sensibilidade ao abordadres um assunto muito sério da nossa civilização.
A sociedade actual marginaliza tudo o que, não dê lucro, mas, as pessoas não são mercadoria.
Depois de me reformar continuei a arranjar cabêlos em dois, ou trez dos chamados Lares da 3ª idade, presenciei casos gritantes, apesar de serem pessoas de razoável capacidade financeira, é incrível o que os familiares são capazes de fazer, com os mais velhos, que ainda assim os desculpam, preferindo sofrer no silêncio.
Bem Hajas por teres focado esta chaga da humanidade.
Bjo
José Manangão

Anónimo disse...

Cara Miss Piggy, o nosso mundo está cheio de injustiças. Mundo imperfeito e cheio de defeitos.
O problema que referes é um dos problemas do mundo ocidental. Paradigma incrível, no terceiro mundo cheio de problemas e desgraças o "o velho(a)" ainda vive com a familia e é um ser considerado. No nosso mundo ocidental tão cheio de tecnologia e "desenvolvimento" já não é bem assim. O "velho(a)" atrapalha, incomoda logo acaba marginalizado de uma forma ou de outra. Paradigmas do caralh...
Lembra-te sempre que o mundo em que vivemos é doente e a grande maior parte dos que o habitam estão cá para "tratamento".

Beijos,
Zorze

Miss Piggy disse...

Amiguinho Zorze, compreendo perfeitamente o que queres dizer mas n�o consigo nem quero admitir que isto assim � e se � e me incomoda eu sinto necessidade de fazer algo para tentar mudar, pois esses velhos que incomodam e que muitas vezes s�o tratados como lixo, j� deram muito � sociedade, foram respons�veis pelas lutas, pelas revolu�es de melhoramento da sociedade... Para mim o que falta a muita � consci�ncia e pegando nas tuas palavras em que o mundo em que vivemos � doente e que a maior parte dos que o habitam est�o para tratamento, � melhor verificarem se o tratamento esta a ser apropriado para a doen�a pois parece-me que o paciente n�o est� a ter melhoras.

Beijinhosss

Anónimo disse...

Por muito que k queira deixar algo, deixaste-me sem palavras... Pois concordo a 150% ctg... Por muito que o feitio dessa pessoa idosa seja complicado, ninguem tem o direito de ignora-los... A amiga k te referes, sou eu. A minha avo esta num lar, mas nao abandona, porque a minha avo E tudo para mim. Pra as pessoas k pensam k abandonamos, simplesmente na minha casa ela corria perigo pois caia constantemente e depois nao havia ninguem pra a ajudar, enquento no lar se lhe acontecer algo, ajudam-na... Eu so acho que a nivel de lares o nosso pais E uma M----, pois sinto k a minha avo e os outros idosos devido a nao ter nada a fazer, sentem.se inuteis... e nao concordo nada pois a minha avo ainda hoje com 88(quase) ensina bastante. Deveria haver activades pra eles continuarem a sentir-se vivos... Poderia tambem falar dos preços elevadissimos, mas ai iria mexer falar num dos problemas existentes do nosso pais, mas nao vou por ai.

Olhem pelos avos,tios, pais, irmaos, todas as pessoas k vos rodeiem e nao olhem so pros vossos pes...

E agradeço a todos k o façam.

Beijos para a melhor AMIGA DO MUNDO

TERESA

Como a primeira vez q escrevo algo no teu blog, aproveito para agradecer por me aturares, por ouvires os meus problemas ridiculos.
Obrigada Teresa por tudo.

Anónimo disse...

Eu quando referi k a minha avo nao estava abondanada, estava a sublinhar o k tinhas ja referido... ito é um PS
lol